lizard
Registado: segunda, 10/dez/2007, 20:59

Iluminação

Ora viva :D

Pessoal o local onde tenho as minhas aves tem luz natural suficiente, para os canários, mas, insuficiente para a fauna europeia.
Estou a pensar instalar iluminação artificial, com um relógio daqueles baratos pois os programadores custam uma fortuna. :wink:
E penso acorda-los mais cedo com uma lampada flurescente, tipo nas primeiras 3 horas depois ficam com a luz natural, voltar a acende-la pelo meio do dia durante 2 horas de forma a imitar o aumento de intensidade luminosa do meio dia, o fim do dia fica por conta de S. Pedro. :wink:

Que vos parece?
Aceito opiniões e criticas...
E se possivel relatos de experiências, de preferência próprias...

Cumprimentos

Adalberto Ferreira
Pacheco
Registado: domingo, 26/out/2008, 12:41

Em boa hora este assunto foi colocado porque também tenho o mesmo problema.Tenho alguma luz natural mas considero pouca ( e só falo de canários) e não queria digamos "baralhar" a passarada .Queria manter o ciclo natural mas aumentar a intensidade de luz daí as minhas dúvidas.Portanto já somos dois a precisar de ajuda. :D
Um obrigado desde já.
Cumprimentos

Pacheco
Alves
Registado: terça, 17/jun/2008, 23:50

iluminaçao

caros amigos bom dia ,ja que pedem uma opiniao aqui esta:
em principio acho que fora de epoca de reproduçao nao seja tao necessario porlungar a luz para alem do ciclo normal da estaçao ,contudo se o lugar e muito escuro concordo com uma iluminaçao sim,mas ligar ao amanhecer e desligar ao anoitecer ,pois a questao de colocar so algumas horas do dia consuante a vontade do s pedro nao e benefica porque acaba baralhando as aves.concluindo:iluminaçao sim ,mas de uma forma continua,de modo a acompanhar o horario natural.esta e a minha opiniao.alves
Zé Carlos Ferreira
Registado: quarta, 19/nov/2008, 00:39

Concordo com a sua opinião.
Mantenho as minhas aves com um program anual de controlo da duração da iluminação.
Mas durante o dia a iluminação artificial mantém-se sempre constante, variando apenas a intensidade da luz natural que entra.
Acredito que é francamente prejudicial desligar as luzes a meio do dia quando achamos que a luz natural é suficiente, por induzir nas aves um ciclo inverso: maior intensidade no ínicio e fim do dia.
Cumprimentos

José Carlos Ferreira
STAM 848J

Associado nº 50 da Associação Ornitófila do Reguengo, PORTALEGRE
sportcv
Registado: sexta, 12/jan/2007, 12:50

Boas,

na minha opinião, a colocação de iluminação artificial, depende da luminosidade interior existente... e isso fica ao critério e "bolso" de cada um...

quanto às soluções de amanhecer e entardecer, podem ser criadas de uma forma simples, por exemplo c/2 relogios programadores (preferncialmente digitais p/causa das falhas de luz) e 2 tipos de lampada diferentes (aconselho vivamente as Poupança DayLight da Phillips).

Assim o programador A faz um "acordar" de 20 minutos com uma lampada fraca (25w) e depois o programador "B" arranca com uma lampada mais forte 100w pelo tempo que seja necessario... para o entardecer faz-se a mesma coisa, ou seja, arranca o programador B c/a lampada de 100W e qdo for noite e keremos apagar as luzes, arranca novamente o programador A c/a lamapada de 25w durante uns 15 a 20 minutos...

eu tenho o meu sistema assim..

amanhecer
Programador A - liga 3 lampada 15W (frigorifico). Das 7:00h às 7:20h
Programador B - liga 3 lampadas 100W (poupança). Das 7:15 às 8:30h

entardecer
Programador B - liga 3 lamapadas 100w (poupança). Das 17.30 às 20:00
Programador A - liga 3 lampadas 15w (frigorifico). Das 19.55 às 20.15h.

custos:
2 programadores x 5€ = 10€
3 lampadas poupança 100w daylight philips x 5€ = 15€
3 lamapdas frigorifico 15w x 3€ = 9€

Total: ~35€ (fio, fichas, etc. havia lá em casa...)

e é tudo... espero ter ajudado.

webraço
LSP
Registado: quarta, 29/out/2008, 23:52

Eu estou a montar um viveiro para minhas aves, e acho que só será necessária a luz caso as aves estejam sem receber um banho de sol diário.
E como o Alves disse, acho que não será preciso fora da época de reprodução.
Um abraço,

Leonardo
mozzila
Registado: quinta, 01/nov/2007, 22:35

Re: Iluminação

Boas amigos
poderia por as fotos dos seu programadores ?
Brancolas
Registado: sexta, 06/mar/2009, 23:38

Re: Iluminação

Boa noite,

Eu dou a luz artificial apenas de manhã, levanto-os 1 ou 2 horas mais cedo e mantenho a luz até as 13 horas que corresponde mais ou menos ao pico maximo da claridade e por essa hora corto a iluminação artificial e deixo que a natureza faça o resto.

É perigoso dar luz artificial ao fim da tarde no caso de não ter um programador que diminua gradualmente a intensidade da luz, porque se a luz for cortada no momento em que as mães estão fora do ninho lá se vão as posturas.

É tudo o que posso acrescentar sobre o assunto.

Voltar para “Bricolage e Projectos, Gaiolas, Ninhos, Materiais e Acessórios”