bubbles88
Registado: quinta, 05/ago/2010, 12:36

Periquito

Boas pessoal

Primeiro que tudo sou novo no fórum e queria fazer uma pergunta:)

Comprei um periquito a coisa de 2 meses e só agora comecei a ganhar algum interesse em tentar ganhar a confiança dele.
Comprei milho painço em massarocas( não deve de ser assim que se designa o que eu quero dizer) para lhe poder dar de comer, mas ele tem muito medo/receio da minha mão. Em cerca de hora e meia que estive com a mão dentro da gaiola, as únicas coisas que ele fazia era picar me os dedos, mas nada de muito grave porque nem sequer me arranhou nada:)
Se alguém que tenha mais experiência neste aspecto quiser dar alguma(s) dica(s) agradeço:)
bubbles88

Re: Periquito

Já agora, só mais uma coisa.
Sou já houver algum tópico deste estilo, por favor mandei me o link:)

Obrigado desde já.
fdsr990
Registado: sábado, 16/dez/2006, 12:16
Contacto: Sítio web

Neste link pode ficar com uma ideia. http://www.naturezactiva.com/aves.php?page=domesticar
Cumprimentos
Filipe Rodrigues

www.ondehapsitacideos.blogspot.com
namaral
Registado: terça, 13/jul/2010, 09:50

Bom dia,

Bubbles, como tb já me disseram a mim.. Muita paciência com a ave e dedicação.. é o fundamental. Depois ajuda pesquisares um pouco para aprenderes mais sobre o comportamento da ave por forma a melhor lidares com ela.

Depois cada ave é uma ave, e tal como nós tb têm personalidade. Assim como qq outro animal, quanto mais jovem for mais fácil será a socialização. No entanto já ouvi dizer que todas as aves são possiveis de socializar, o "trabalho" que podes ter com ela é que vai ser diferente, e muito.

boa sorte, abraço.
Cumprimentos, Nuno Amaral.
bubbles88

Boas

Antes de mais obrigado aos dois:)
Eu até acho que o meu periquito é bastante sociável e ate confia em mim até certo ponto. Por exemplo, eu tinha lá a mão na gaiola e ele chegou a certa altura que adormeceu la com a minha mão dentro; não sei se é normal mas eu achei um pouco invulgar.
Também já ouvi dizer que os periquitos não se adaptam muito bem a mudanças, e o meu acho que é fora da media:)
Eu coloquei lhe la um baloiço para ele, e ele assim que eu la o pus, o periquito andou la todo maluco no balouço:)
namaral

bubbles88 Escreveu:Boas

Antes de mais obrigado aos dois:)
Eu até acho que o meu periquito é bastante sociável e ate confia em mim até certo ponto. Por exemplo, eu tinha lá a mão na gaiola e ele chegou a certa altura que adormeceu la com a minha mão dentro; não sei se é normal mas eu achei um pouco invulgar.
Também já ouvi dizer que os periquitos não se adaptam muito bem a mudanças, e o meu acho que é fora da media:)
Eu coloquei lhe la um baloiço para ele, e ele assim que eu la o pus, o periquito andou la todo maluco no balouço:)

Bubbles,

Adormeçer lá com a tua mão pode não ser sinal de confiança, pode apenas estar exausto. eu no meu caso tenho um roseicollis que anda solto quando estou em casa, e não me larga. No entanto por volta das nove da noite, vai para a casa dele (a gaiola claro), e depois disso respeito a ave e já não a tiro. Ao inicio ia lá busca-lo e ele chegava a dormir na minha mão, mas apenas de cansaço, não de confiança. A diferença é que antes tinha de o apanhar na gaiola, agora basta abrir a porta e ele sai sozinho e sobe para o dedo.

Em relação ao baloiço é normal, são animais que por natureza adoram brinquedos. Já agora, ele está sozinho ou tem companhia?! Se estiver sozinho tens que lhe dedicar muito mais atenção para não se sentir só.
bubbles88

Ele não tem companhia de mais nenhum pássaro mas acho que vou comprar uma periquita, e ainda referente a ele adormecer comigo lá, aquilo foi de manha, tipo as 10 Horas.
Eu acho que lhe faço bastante companhia, visto que estou sempre a falar com ele na cozinha(passo la bastante tempo):)
namaral

Boas,

Bubbles, então se assim é, é ter paciência com ele e vai ver que daqui a algum tempo anda em cima do seu ombro a trincar-lhe as orelhas.. :lol:

abraço.
bubbles88

Paciência é coisa que não me falta, o que me falta é mesmo o tempo:S
Não quero meter a minha mão dentro da gaiola se apenas tiver 20minutos para estar com o bichinho. :)

Obrigado pela ajuda a todos os que comentaram e me ajudaram:)
namaral

Mas esses 20 minutos não têm que ser usados exclusivamente a meter a mão dentro da gaiola!

Pode, e deve, usar também para apenas se aproximar da ave, falar com ela, mesmo através das grades, oferecer-lhe uma semente ou pedaço de fruta pela grade, ele progressivamente vai-se aproximar e vai perdendo o medo, ganhando confiança. E é essa confiança que lhe vai permitir ou não, aproximar-se de si.
bubbles88

ah okay.
Vou,então, "perder" mais tempo a fazer essas coisas que me disse:)
Não sei bem que fruta lhe dar. Estava a pensar em Pêro, mas ainda não percebo muito do assunto. Apenas tenho alguma experiência com Canários.
bubbles88

Hoje fizemos enormes progressos:)
Em vez de por o milho painço, meti la umas sementes da comida dele e mais uma espécie de Vitaminas, tudo na minha mão... Ele desta vez já começou a comer da minha mão, mas apenas conseguiu tirar uma ou duas sementes...Eu congratulei-o sempre com "Boa" ou "Muito bem!", para que ele se sentisse mais feliz( li algures que sempre que eles fazem alguma coisa fora do normal é sempre bom nós congratula-los).
Vou começar a dar-lhe alguma fruta à mão também para ver se ele se começa a deixar confiar em mim e deixar de ter medo da minha mão:)
namaral

Boa bubbles,

É esse o caminho, mas vai com calma.. se puxares muito por ele, pode voltar à estaca zero se ele se assustar. Mas sem medos, vai na boa e ao ritmo da ave!

Na alimentação é só fazeres uma pequena busca e aparece montes de tópicos sobre isso.. Pera, maça (cuidado com as sementes da maça), legumes, etc.
bubbles88

Boas

Preciso de mais uma ajudinha, se alguém souber.
Há alguma maneira de fazer com que o periquito ganhe confiança para sair da gaiola sozinho e quanto tempo é que demora em media ate ele ter esse grau de confiança.

Se alguém souber agradeço a ajuda desde já
bubbles88

já agora, eu não encontrei grandes coisas na net mas será que alguém tem um bom site onde eu possa ver os comportamentos e os gostos e desgostos do meu periquito?

Obrigado

Voltar para “Exclusivo: Periquito Ondulado”