Pedrom
Registado: quarta, 19/jan/2011, 01:03

Dúvida na mutação

Olá a todos,

Gostaria que me ajudassem na identificação do meu periquito fêmea. Antes da primeira muda ela era azul e depois da muda mudou para verde. Agora é de um verde malhado e penso que tb é reluzente. Podem-me ajudar?

Obrigado

Imagem

Uploaded with ImageShack.us
lciriaco
Registado: terça, 22/jun/2010, 21:32

Re: Dúvida na mutação

Boas,

Bonita periquita e com várias mutações juntas. Tem aí uma periquita azul celeste Spangle, arlequim dominante e cara amarela (penso que tipoII). A cor verde que apresenta deve-se ao facto de o amarela que tem na cara também se propagar para o corpo, daí eu pensar que é tipo II, nos tipo I o amarelo fica apenas na cara.

Cumprimentos,

Luis ciriaco
Pedrom

Mto obrigado Iciriaco,

Esta menina fez parceria com um macho que encontrei na rua ainda mto jovem (ainda n tinha feito a primeira muda) que se chama "Buteo". Tiveram 6 ovos, destes sairam 5 passarinhos todos diferentes e o 5º e 6º ovo n eclodiram no tempo previsto. Na verdade já tinha passado uns 5 dias do tempo e decidi armar-me em "deus" e abrir um dos ovos, mas sem esperança de encontrar passarinho vivo. Quando o abri lá estava um passarinho vivo mas sem mta força. Esperei um tempo para ver se se aguentava e depois pu-lo com a mãe. Tudo correu bem, apesar dos irmão serem 10 vezes maiores que ele e o estarem constantemente a espezinhar... A mãe alimentava-o bem mas o coitado n se desenvolvia minimamente. No 3º dia fui lá ver e lá estava ele bem fraquinho e quase a morrer. Decidi então retira-lo e cuidar dele. É imprecionante como são "embrionicos"... Já passaram 25 dias do nascimento e ainda está comigo, forte e a desenvolver-se bem, embora com um atraso no desenvolvimento de cerca de uma semana e meia. Por alguma razão ele estava destinado a morrer. Mas cá está ele fortinho e cheio de vontade de viver. Agora chamamo-lo de Sir Vivor :)

Vou então enviar umas fotos dos 5 passarinhos e do pai para me puderes descurtinar as mutações, se puderes.

Mto obrigado mais uma vez

Os meus cumprimentos

Pai:
Imagem

Cria 1:
Imagem

cria 2:
Imagem

cria 3:
Imagem

cria 4:
Imagem

Cria 5 - Sir Vivor com 7 dias:
Imagem

Cria 5 - Sir Vivor com 26 dias
Imagem

Obrigado Iciriaco
lciriaco

Boas,

Não deve ser nada fácil criar um periquito quase desde o nascimento, embora esteja ou pouco atrazado parece-me bastante bem! Parece que está a fazer um bom trabalho. :wink:

Vamos lá então as cores de cada um. Em primeiro lugar, como tanto o macho como a femea são azuis toda a descendencia é obrigatóriamente azul. Todos os que apresentarem uma cor esverdeada é porque o amarelo da cara se propagou pelo corpo.

Pai- Parece-me um azul asas cinzentas. Eu faço alguma confusao entre os azas cinzentas, asas claras e diluidos porque por vezes são muito parecidos mas neste caso parece-me claramente asas cinzentas.

cria1- Spangle cara amarela tipoII.

cria2- Normal cara amarela. Nao consigo ver se apresenta um tom esverdeado ou não.

cria3- Arlequim Dominante

cria4- Spangle, Arlequim domintante.

Cria5- Normal azul qualquer coisa... :lol: Ainda n consigo ver que tipo de azul é.

O melhor é meter umas fotos de quando já sejam mais velhos quando já se veja claramente o tipo de mutação. De qualquer forma já dá para ter uma ideia. :wink:

Cumprimentos,

Luis Ciriaco
Pedrom

Olá Luís,
Mais uma vez obrigado pela ajuda.

Sim, tem razão... as fotos deveriam ser melhores. Agora que já saíram todos do ninho poderei tirar fotos melhores, e com a plumagem toda formada, de cada um.
Já agora queria perguntar-lhe se é possível saber o sexo antes da primeira muda.

Em relação ao Sir Vivor (a cria que abri o ovo e estou a criar à mão), está a desenvolver-se mto bem e rápidamente... sempre a pedir comida :shock: . No ínicio acordava de 2 em 2 horas, agora está espaçado a 4 (grande estafa...), mas dá um prazer tal... vê-lo a crescer, as cores a formarem-se e super activo depois de tantos problemas.

Mandarei uma foto de cada um para melhor analisar as cores.

Abraços

Pedro Andrade
lciriaco

Boas,

Sim antes da primeira muda já se ve claramente se são machos ou fêmeas. Na maioria das vezes quando saem do ninho já sei de que sexo são, lá aparece um ou outro que me deixa algumas duvidas mas são poucos. :wink:

Cumprimentos,

Luís Ciríaco
Pedrom

Olá mais uma vez,

Adorava conseguir prever o sexo logo ao sair do ninho, deve ser necessário mto treino.
Vou enviar as fotos dos passarinhos após abandonarem o ninho para , quando puderes, confirmares as mutações. As fotos não estão mto boas mas acho que conseguirás determinar bem. São todos azuis mas só o 4º e o 5º tem malhas brancas.
Já agora tb queria dizer que a mãe deles é verde em vez de azul, embora malhada. A foto dela que enviei era antes da primeira muda e ela era azul e passou a verde. Isto tem a ver, com o que disseste em relação à mascara amarela tipo II?

Achas que através destas fotos que enviei dá para veres o sexo?

Desculpa estar a ser tão chato! :wink:

Cumprimentos

Pedro Andrade

Cria 1:
Imagem

Cria 2:
Imagem

Cria 3:
Imagem

Cria 4:
Imagem
lciriaco

Boas,

Pedro não me leves a mal mas o mundo da fotografia não é o teu. :lol: Gostava de te poder ajudar mas estas fotos não ficaram com a cor natural das aves porque a luz é amarela. O melhor é tirares fotos durante o dia e sem flash. Nas primeiras fotos que tiraste dá para ver bem a cor deles mas como estão feitas só ás costas não se consegue ver bem a cor do corpo e da face.

Não é dificil ver qual o sexo de cada um logo ao sair do ninho. Os machos têm normalmente a cera rosa e a cor é uniforme. Nas femeas algumas têm a cera azul clarinho ou rosa mas com os buracos nasais brancos ou azuis claros. Como as diferenças não são muito notórias as vezes há duvidas mas com uns 2/3 meses de idade já se consegue ver bem. :wink:

Fico então á espera dessas fotos! :wink:
Pedrom

Ena desculpa... é verdade a foto comigo é uma vergonha. :? Amanhã tirarei fotos com a luz natural :D

Um abraço

Pedro Andrade
Pedrom

Boas Luís,

Como prometido aqui vão as fotos melhoradas dos passaritos... Envio, tb, das cabeças para veres se consegues discernir os sexos.

cria 1
Imagem

cabeça cria 1
Imagem

cria 2
Imagem

cabeça cria 2
Imagem

cria 3
Imagem

cabeça cria 3
Imagem

cria 4
Imagem

cabeça cria 4
Imagem

cria 5 (costas)
Imagem

cria 5 (frente)
Imagem

Apresento, aqui, uma foto dos pais com a plumagem de adultos
Imagem

Obrigado
lciriaco

Boas Pedro,

Muito melhores as fotos. :wink:

Primeiro quero-te dizer que a periquita ficou muito bonita e pela intensidade do amarelo perece-me cara dourada e não cara amarela. Vamos ver se passa por aqui o Carlos Viegas a ver o que lhe parece a ele. Se assim for as crias são cara durada e não cara amarela tipoII.

Vamos lá então, vou dizer se me parecem macho ou fêmea mas ver uma foto não é o mesmo que ver ao vivo, mesmo ao vivo nem sempre é facil... Vamos ver quantos acerto. :lol:

Cria 1- Parece-me macho. Tenho duvidas no tipo de azul que é este periquito, parece muito claro para ser um azul cobalto e escuro para ser azul celeste... Vamos ver se mais alguem dá opinião. Em todo o caso é um Spangle azul cara dourada.

Cria 2- Macho. Tenho a mesma duvida no tipo de azul. Normal azul cara dourada.

Cria 3- Parece-me fêmea mas é o que tenho mais duvidas. Arlequim Dominante azul celeste.

Cria 4- Fêmea. Spangle, Arlequim dominante, opalino, azul celeste. Esta cria nem precisamos de ver a cera para saber se é macho ou femea. Quando nenhum dos progenitores é opalino e têm crias opalinas quer dizer que o macho é portador de opalino, logo, todas as crias desse casal que nasçam com essa mutação serão femeas. :wink:

Cria 5- Fêmea. Embora não esteja com toda a plumagem já se ve que também é opalina e parece-me azul cobalto.

Estão todos muito bonitos. a fêmea já começou uma nova postura? Já agora de onde és?

Cumprimentos,

Luís Ciríaco
Pedrom

Ena... muitas surpeasas me trazes :D

Agradeço-te muito a ajuda que me estás a dar.
Eu sempre fui um apaixonado por periquitos ondulados ancestrais. Já à mto que queria voltar a ter periquitos mas só agora, depois de me ter livrado dos trabalhos de investigação no campo é que terei tempo e condições para voltar a ter estas beldades. Dentro da variedade dos periquitos, a q mais me chama é o spangle... talvez tenha a ver com a semelhança com as escamas de répteis que foi desde sempre o meu trabalho.
Ainda tenho mto p aprender contigo e com outras pessoas com conhecimentos nesta area.
Moro em Lisboa e trabalho em Lisboa.

Já agora tira-me mais umas dúvidas... tenho ideia que os periquitos inglêses são mto menos activos e bricalhões que os ancestrais? A face dourada é recessivo ou dominante?

Cumprimentos

Pedro Andrade
lciriaco

Boas,

A cara dourada é dominante tal como os cara amarela. Penso que os cara dourada duplo factor têm a cara branca, ou seja, se juntares 2 cara dourada todas as crias que sairem com Cara Dourada duplo factor vão ter a cara branca mas depois se juntares essas mesmas crias com outro que não seja cara dourada vao-te dar crias cara dourada factor simples. Julgo não estar enganado. As cores dos periquitos não é o tema que mais me interessa, o que eu gosto mesmo são os ingleses e nesses a cor não é o mais importante.

Os periquitos ingleses são mais tranquilos e não se assustam tão facilmente como os australianos, ao serem mais pesados é normal que sejam um pouco menos activos. Mas não se pense que a diferença é assim tanta, se entrasses no meu aviário ias poder confirmar isso mesmo. :lol: Aquela periquita verde que meteste uma foto aqui no forum é inglesa não é? Pelo menos parece-me que tem sangue ingles...

Cumprimentos,

Luís Ciríaco
Pedrom

Oi,

Tinha-me esquecido de te dizer que a fêmea pôs um ovo hoje. E outra coisa que me tinha esquecido de perguntar tem a ver com as posturas... Eu queria que ela parasse de pôr depois desta segunda rodada para descansar. Como é que eu evito que ela ponha uma terceira dose. O que eu tenho notado é que elas começam logo a produzir ovos antes das ultimas crias saírem do ninho, e se eu tiro o ninho, o que acontecerá ao ovo que está a desenvolver-se dentro dela? Para ser sincero já n me lembro do que fazia para as fêmeas pararem de pôr depois da segunda ninhada. :?
A fêmea verde spangle tem sangue Inglês e é sem dúvida uma ave bem perguiçosa. Apesar de eu ter os dois casais separados num viveiro de grandes dimensões, quando n estão a criar, solto-os para voarem à vontade pela casa, e esta menina fica quase sempre na gaiola a fazer a vidinha dela enquanto os outros fazem vôos rasantes e aplicam toda a sua inteligencia destrutiva nos objectos da casa. Está sempre com um ar sonolento e apesar do espaço limita-se a fazer nada. Quando vejo videos e fotos de inglêses, estão todos com um ar de que a vida é uma seca :D
Eu sei que isso n é verdade mas de certeza que um ancestral tem qq coisa de atrevido e inteligente.
O que se procura num inglês é o seu porte perfeito? Até gostaria de me lançar no desafio de tentar desenvolver as estirpes perfeitas, mas para isso necessitava de ter espaço e condições, como as que tens. (já vi fotos dos teus aviarios - são um sonho!)

N te importas que eu te vá chateando com as minhas dúvidas?

Já agora... sei que pode ser loucura para um principiante, mas eu quero dar as melhores condições aos meus passaros e cometi uma pequena "loucura" :D . Como já sabes tive de abrir um ovo pq tinha passado em mto o prazo de eclosão... e tenho andado a cria-la (cria nº 5) numa incubadora, q tinha. N era seguro para ela e tinha pequeninas flutuações de temperatura. Então mandei vir da net uma criadora para papagaios e outras aves altriciais. Nem imaginas a alteração de comportamento da cria. Está mto mais regulada em termos de alimentação e mto mais calma. Vou mandar duas fotos.

Um quarto altamente tecnológico
Imagem

Em pleno prazer
Imagem

Obrigado e um abraço.

Pedro Andrade
lciriaco

Boas,

Por mim podes fazer as perguntas que quiseres, falar de periquitos é o que mais gosto e não há muitas pessoas com quem o posso fazer... :lol:

O que eu costumo fazer para a fêmea não meter mais ovos é tirá-la quando as crias já estão grandes e quem as acaba de criar é o macho. Mesmo que queira fazer outra postura com o mesmo casal também faço isto para evitar ataques da fêmea ás crias, quando começam a querer meter ovos algumas ficam muito agressivas e podem matar as crias. Assim quando as crias ficam independentes vão para o voadouro e a fêmea volta á gaiola e começa novamente a criar. :wink:

E a tua periquita inglesa já criou? Tem anilha?
O que se pretende num periquito inglês é que esteja o mais proximo possivel do Standard, há muita gente que pensa que por ter um grande ingles já tem uma boa ave... Um bom ingles é muito mais que uma ave grande. Tem de ser uma ave equilibrada. Deve ter ombros e pescoço largos, cabeça grande, mascara comprida e larga, o bico pequeno e parcialmente escondido pela mascara, posição correcta no poleiro, os 6 spots no sito correcto e do tamanho correcto etc, etc, etc...

Deixo-te aqui o standard:

http://periquitos-salva.jimdo.com/artic ... -wbo-2010/

Esta é também a página do criador espanhol, Salvador Riambau, a quem comprei este ano algumas aves e a quem quero continuar a comprar para melhorar cada vez mais o meu plantel.

Essa incubadora foi muito cara? Esse passarinho teve muita sorte. :D Se não lhe desses todas essas condições dificilmente sobreviveria... Parece muito satisfeita na sua pequena divisão! :lol:

Abraço,

Luís Ciríaco

Voltar para “Exclusivo: Periquito Ondulado”