Pedro Coelho
Registado: quinta, 03/jan/2013, 20:13

Faisoas: versicolor ou coleira? [ajuda na identificação]

boa tarde, tenho 1 faisão versicolor junto com 4 fêmeas, 3 castanhas claras e outra castanha escura. E a minha dúvida é se a escura é versicolor e as claras são coleira ou se são todas versicolor ou coleira :?: :?: Atenção que podem ser cruzadas (nao faço ideia) coleira <-> versicolor. É que pelo o que tenho visto as faisoas versicolor sao todas escuras... nao sei :roll:
joaopedro
Registado: sábado, 27/out/2012, 21:51

Re: Faisoas: versicolor ou coleira? [ajuda na identificação]

Boas

O ideal seria o senhor publicar umas fotos das aves para termos uma melhor ideia do que estamos a falar..
eu tenho as duas espécies e as femeas de versicolor sao castanhas escuras (excepto as cinzas) e as femeas do coleira sao castanhas claras... se tem as 2 especies juntas na época de criação é possivel que se tenham cruzado..

envie fotos se assim entender
Pedro Coelho

Peço desculpa pela demora mas ficam aqui as fotos, são de má qualidade mas foi o que se consegui arranjar.
Segundo o que me disseram:
--> o faisão macho versicolor e uma faisoa castanha clara "criaram" e os filhos saíram machos coleira, fêmeas castanhas claras e uma castanha escura. Mas isto não tenho a certeza se é verdade :roll:
Espero que com as fotos dê para ver quem é o quê....
1ª e única cria do ano passado
1ª e única cria do ano passado
SAM_2607.JPG
SAM_2610.JPG
SAM_2611.JPG
Pedro Coelho

Nenhuma opinião??
tragopan
Registado: terça, 08/abr/2008, 13:19
Contacto: Sítio web

Ola

Os faisões que ai tem são de coleira e mutação verde, ou seja, não é um versicolor pois os versicolores são muito mais pequenos que esse e as femeas são castanhas claras mas mais pequenas.
A femea escura que ai tem é a mutacão igual ao macho verde. as femeas castanhas claras são femeas de faisão de coleira.
Se procurar no google por Phasianus versicolor encontrará como é um verdadeiro versicolor.
cump.
Pedro Coelho

Obrigado pela ajuda :D
já tinha ouvido falar que havia coleiras assim azuis mas não tinha encontrado nenhuma imformaçao explicita sobre isso enfim e assim como eram quase iguais (achava eu) deduzi que era versicolor :roll: enfim ainda bem que não
Pedro Coelho

Bem este ano já tive um pouco mais de sorte com os nascimentos, e já tirei uma média de 4-5 pintos por chocadeira natural (chinesas, cocos, como quiserem chamar), e, devido ás fugas que tive o ano passado, este ano preparei-me melhor conta isso :wink: mas o problema está a surgir agora que já estao mais grandinhos, mas separados da "mae" á pouco tempo. é que eu tinha-os num espaço relativamente grande, com uma parte cimentada e outra com terra, junto com umas rolas. até aqui tudo bem, mas hoje (deve ter sido do calor :lol: ) o seu instinto carnívoro veio em força e atacaram uma rola que saiu hoje do ninho, atacaram outro faisao que ficou sem andar, e pronto queria pedir a vossa ajuda no que fazer... se os separo individualmente, se separo os mais agressivos.. o problema é que vao ficar uma capoeira pequenina, e como principalmente os mais velhos tem um andar torto, se ficarem num espaço reduzido o mais certo é piorarem nao sei... preciso de conselhos :D quando eu digo grandinhos nao sao assim tanto, ainda sao pequenos.
chtr
Registado: domingo, 10/jun/2012, 12:45

Boa tarde

Na minha modesta opinião, a solução mais rápida/pratica/ barata será identificar os que são mais propensos a picar os outros e separa-los...

Em relação a atacar a rola, acaba por ser um comportamento " normal", agora se eles se picam em demasia entre eles poderá sempre optar por diversas soluções...

--- Separar o/os mais agressivos;
--- Aumentar significativamente a nível de proteína presente na sua alimentação;
--- Colocar nas aves óculos anti picagem;
--- Pulverizar as aves com spray anti picagem;
--- Ou em ultimo recurso ( o que de todo me desagrada até falar,mas não deixa de ser uma solução) cortar/aparar o bico as aves...

Espero ter sido útil, e que alguma "coisa" resulte....
Pedro Coelho

chtr obrigado pelas suas sugestões, e o que vou fazer a curto prazo é mesmo andar de vigia e tentar separar os mais agressivos... o problema pode surgir é caso todos fiquem agressivos, e aí vou ser obrigado a tomar outras medidas, que claro nunca será o seu último recurso :wink:
Eu sei que os adultos têm um instinto predador um bocado aguçado ( as minhas faisoas fazem uma festa com os ratos que apanham, mas neste caso até é bom :lol:) , mas nunca pensei que os pequeninos fossem assim também :|
Criadouro Guadiana
Registado: sábado, 12/jan/2013, 22:50

faisoes brigam desde cedo, os unicos que podem ser mantidos com outras aves sao os dourados e os ladys, tudo o resto como coleira, prateado, jumbo e etc são altamente agressivos e vao lhe matar desde perdizes a pombos, e até se matarão entre eles, ou a galinhas e patos exoticos.

eu mantive com sucesso os dourados e os ladys juntos em grupos relativamente grandes, mistos de jovens com adultos, sem grandes problemas, e junto de conures e outros grandes psitacídeos, mas era aquela coisa, os bichos paravam pouco tempo lá, começando a criação dos psitacídeos, os faisoes já eram vendidos. além de que, claro, eram mantidos em espaços grandes.

o melhor é manter trios, quartetos ou quintetos, com apnas um macho, separados das restantes aves.
Aves Criadouro Guadiana
Artigos sobre Criação de Aves
http://avescriadouroguadiana.wordpress.com/

Voltar para “Fasianídeos / Aves de Capoeira e Avicultura”