manfont
Registado: quinta, 08/nov/2007, 19:16

Antibióticos no esquema de preparação para reprodução?

Caros amigos
Alguns dos esquemas de prepaparação dos canários para reprodução usam antibióticos. Que acham disto? O uso abusivo de antibióticos pode destruir a flora intestinal e favorecer o aparecimento de bactérias resistentes e mais agressivas. Em vez de prevenir podem tornar as aves mais frágeis e sujeitas a infecções mais graves. Qual é a vossa experiência?
lizard
Registado: segunda, 10/dez/2007, 20:59

Eu após aplicar antibioticos dou probióticos, precissamente para estas colonizarem primeiro os intestinos evitando situações desagradáveis.
E até agora tem corrido bem?
Além de que dou probióticos todas as semanas pelo menos uma vez.
Consulta este site que pode ser mais esclarecedor:
www.mjmcanarios.com

Cumprimentos
Adalberto Ferreira
Armando Moreira
Registado: sábado, 14/out/2006, 22:38
Contacto: Sítio web

:D Ola a Todos!

Eu não tomo comprimidos para prevenir as dores de cabeça e depois ando a tomar remédios para o fígado porque os comprimidos para a dores de cabeça afectaram o meu fígado. Bom, mas cada um sabe de si...

Esta provado clinicamente que o uso indiscriminado de antibióticos faz com que os micróbios ganhem resistências aos mesmos. Os antibióticos não são vacinas, e muitos deles tem efeitos secundários, pois intoxicam os rins e o fígado, para alem de destruirem a flora intestinal.

A minha experiência é não usar esquemas de tratamentos nem antibióticos em aves sem sinais de doença.

Os meus cuidados com os meus canarios, orientam-se numa limpeza regular das gaiolas, e numa alimentação cuidada.

Agora não discuto a validade de outros métodos ou metodologias.

Cordiais cumprimentos a todos, :)
lizard

Ora viva

"Eu não tomo comprimidos para prevenir as dores de cabeça e depois ando a tomar remédios para o fígado porque os comprimidos para a dores de cabeça afectaram o meu fígado. "

Dito assim até parece caricato :wink: , mas os probioticos não são mais que bactérias que existem no organismo das aves e não lhe são prejudiciais, e que nos tentamos aumentar a sua quantidade de modo a evitar a contaminação por patogénicos.

Eu sei que o colega Armando tem muito mais experiencia que a minha pessoa, pois vou ouvindo aqui e ali tira as minhas ilações e vou experimentando. :roll: Para já não me posso queixar :)

O que me diz da preparação para o criação, em que nos dias antes de juntar os casais faço um tratamento de modo a prevenir a colibacilose :?:

Saudações cordiais

Adalberto Ferreira
Armando Moreira
Registado: sábado, 14/out/2006, 22:38

:D Ola a Todos!

Adalberto peço desculpa de voltar a insistir no mesmo. As prevenções são feitas com vacinas, não com antibióticos.

As vacinas vão estimular os anticorpos presentes no organismo aumentando o seu numero, para que quando o corpo for invadido pelo agente da doença eles como estarão presente em maior numero vão destruir o mal evitando o seu alastramento.

Os antibióticos funcionam de forma diferente das vacinas.

Se as aves em causa não tiverem colibacilose e tomarem um antibiótico não esta a prevenir nada. Esta a agredir o organismo da ave com um produto químico mais ou menos tóxico.

Isto é o que eu penso, mas posso estar enganado, pois não sou médico, nem veterinário.

Adalberto se a sua experiência é diferente da minha e os métodos que usa funcionam, ainda bem.

Apenas quero partilhar convosco as minhas ideias e os meus métodos de criar canarios, estando consciente que poderão haver outros diferentes dos que utilizo e que dão bons resultados.
O que me diz da preparação para o criação, em que nos dias antes de juntar os casais faço um tratamento de modo a prevenir a colibacilose Question
Não posso comentar pois desconheço a maneira como faz essa prevenção. :roll:

ze manel
Registado: domingo, 21/jan/2007, 23:35

Ola a todos!
subscrevo na integra as palavras do senhor Armando Moreira.
como experiencia propria, no ano em que fiz o tal tratamento com antibióticos, no caso o fp 20 20, tive varias mortes no ninho com proventriculite. cuicidencia??? não voltei a usar antibióticos como prevenção e não voltei a ter problemas. na minha opinião tudo depende da higiene em que as aves são criadas, e na qualidade da alimentaçao.
comprimentos a todos os foristas!
Pedro121
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46

lizard Escreveu:
O que me diz da preparação para o criação, em que nos dias antes de juntar os casais faço um tratamento de modo a prevenir a colibacilose :?:
Se passado uma semana tratares das aves a seguir a ires á casa de banho e não tiveres lavado as mãos, (peço desculpa mas é só para ilustrar o ponto de vista) as aves podem contrair a doença 1 semana apos terem sido tratadas para a mesma, de que te valeu o "preventivo", de nada é claro, fazer preventivos a doenças bacterianas não é defensavel em nenhum tipo de gestão dos nossos aviarias, porque de facto são inuteis, sem eles as avees podem nunca ficar doentes, basta não serem expostas ao patogenico, e com eles podem na mesma ficar doentes se expostas aos patogenicos a seguir ao tratamento, mesmo nos dias imediatamente a seguir ao mesmo

A unica aplicação logica é em casos de aviarios FECHADOS no tratamento de aves que estejam a passar a quarentena de entrada e mesmo assim...
Pedro Ramalho
lizard

Boa Noite

Esse conseitos sei-os e compreendo-os, mas nesta altura em que eles estão mais susceptiveis, no meu caso, mal vejo as aves activas saiu cedo chego de noite e em anos anteriores já foi surpreendido por mortes que me passaram compretamente despercebidas até estar consumado.

Conhecem vacinas para canários e afins?

Obrigado

Cumprimentos

Adalberto Ferreira
Sansoni7
Registado: quinta, 11/out/2007, 11:58

Armando Moreira Escreveu::D Ola a Todos!

Eu não tomo comprimidos para prevenir as dores de cabeça e depois ando a tomar remédios para o fígado porque os comprimidos para a dores de cabeça afectaram o meu fígado. Bom, mas cada um sabe de si...

Esta provado clinicamente que o uso indiscriminado de antibióticos faz com que os micróbios ganhem resistências aos mesmos. Os antibióticos não são vacinas, e muitos deles tem efeitos secundários, pois intoxicam os rins e o fígado, para alem de destruirem a flora intestinal.

A minha experiência é não usar esquemas de tratamentos nem antibióticos em aves sem sinais de doença.

Os meus cuidados com os meus canarios, orientam-se numa limpeza regular das gaiolas, e numa alimentação cuidada.

Agora não discuto a validade de outros métodos ou metodologias.

Não sou entendido em pássaros mas sou entendido em tratar pessoas.
Esta questão dos antibióticos está corretíssima.
A prevenção faz-se com vacinas...as doenças tratam-se com antibióticos !

Cumprs
Imagem
Henrique Correia
Registado: segunda, 24/set/2007, 16:21

O uso de antibióticos, como preventivo na época de criação é frequente, não para prevenir doenças que possam vir a contagiar as aves, mas sim para combater alguma “maleita” que ande “escondida” nas aves sem se manifestar.

Uma vez aconteceu-me a uns canários que vieram de uma exposição numa transportadora com outras aves, virem contaminados com a bactéria da colibacilose. Não me apercebi de nada de anormal nas aves e comecei a época de criação sem dar o tal “preventivo”. Quando os canários começaram a nascer morriam a passados 2/3 dias e fiz então o tratamento para a colibacilose.

Quando a época anterior correu normal, não são introduzidas novas aves no plantel e não há nenhuma razão aparente para poder ter havido algum tipo de contaminação podemos dispensar o uso desse tal “preventivo”. E mesmo em situações diferentes da descrita não quer dizer que seja obrigatório dar qualquer antibiótico. No entanto isso deve ser sempre uma opção do criador baseando-se na sua experiência e porque não, um pouco na desgraça alheia.
Sansoni7
Registado: quinta, 11/out/2007, 11:58

Henrique Correia Escreveu:O uso de antibióticos, como preventivo na época de criação é frequente, não para prevenir doenças que possam vir a contagiar as aves, mas sim para combater alguma “maleita” que ande “escondida” nas aves sem se manifestar.

Uma vez aconteceu-me a uns canários que vieram de uma exposição numa transportadora com outras aves, virem contaminados com a bactéria da colibacilose. Não me apercebi de nada de anormal nas aves e comecei a época de criação sem dar o tal “preventivo”. Quando os canários começaram a nascer morriam a passados 2/3 dias e fiz então o tratamento para a colibacilose.

Quando a época anterior correu normal, não são introduzidas novas aves no plantel e não há nenhuma razão aparente para poder ter havido algum tipo de contaminação podemos dispensar o uso desse tal “preventivo”. E mesmo em situações diferentes da descrita não quer dizer que seja obrigatório dar qualquer antibiótico. No entanto isso deve ser sempre uma opção do criador baseando-se na sua experiência e porque não, um pouco na desgraça alheia.
A ser assim, caro amigo, não se pode falar em preventivo mas sim em tratamento !

Uma questão de leigo?
Não há forma de se ter a certeza da doença da ave antes de lhe dar o antibiótico?
Não há sinais e sintomas dessas doenças?

É que, dar antibióticos mais ou menos ás cegas, qualquer dia poderemos ter problemas sérios...
Concerteza que toda a gente já ouviu falar de bactérias multiresistentes...
São, neste momento, um problema muito sério em meio hospitalar e há quem diga que também já o começa a ser na Comunidade... :cry:

Fica o alerta e...desculpem o «testamento». :wink:
Imagem
Henrique Correia
Registado: segunda, 24/set/2007, 16:21

Eu até sou daqueles que nunca usou os "promotores cria" (preparados de antibióticos para juntar às papas de criação), mas aqui há alguns anos atrás era vulgar os criadores usarem-nos. E, claro, evito dar medicamentos às aves por dá cá aquela palha, mas repare por no exemplo que eu expus
anteriormente. Situações dessas podem atrasar toda uma época de criação e como diz o outro mais vale prevenir que remediar.
Mas sempre aconselho a que quem não tiver tido problemas de maior nas épocas anteriores a não usar os tais preventivos.

Já agora acrescento que pode haver aves portadoras de coccidiose sem que se note nada de anormal nas aves. Depois é que se nota quando houver pássaros novos e os velhos começarem a ficar esgotados. A coccidiose ataca principalmente as aves jovens e as velhas ou mais debilitadas.

Voltar para “Canários (geral)”