Edu Matos
Registado: quarta, 16/abr/2008, 21:40
Contacto: Sítio web

chardo Escreveu:Eles vao apreciar e agradecer-te se lhes deres pinkies ( aquela carne que eles tanto apreciam ! apesar de serem granivoros ! Boa sorte !!! :wink:

Se não os habituou previamente a comer Tenebrios ou Pinkies dificilmente nesta altura consegue fazê-los comer

Caro amigo, vou-lhe contar exactamente o que faço, como você já sabe eu sou criador de pintassilgos neste momento não tenho qualquer dificuldade em criar estas aves, já tive em tempos muitas dificuldades a prendi com os meus erros foi bom, assim aproveita-se mais e claro adquirimos experiencia e conhecimentos, quando adquirimos experiencia e os conhecimentos estamos aptos a dar conselhos. Caro amigo para se alimentar os filhotes com tudo o que é necessário é preciso habituação dos criadores as papas, ou seja preparar os reprodutores durante o ano aos sabores das papas assim como os pinkies, tenebrio etc., é muito importante esta face de preparação, como deve calcular não é fácil ,..Porque muitos deles passam ao lado do alimento vivo ou seja não comem, o mesmo não acontece com aqueles que são criados em cativeiro, por isso temos que arranjar formas e truques ou se quiser artimanhas para fazê-los comer. Por outro lado tenho a dizer também consigo criar sem o alimento vivo.
A minha papa é composta. Ovo duro, papa insectívora, germe de trigo, levedura de cerveja, germinados, tenébrios, pinkies, depois tenho outra, 50% Orlux de canários e 50% papa insectívora, girassol tudo isto acompanhado com verdura umas vezes misturo tudo outras não com brócolos, cenoura etc.,
Na realidade, o criador tem que ter arte, os meus pintassilgos comem de tudo o saber alimentar e domesticar estas aves é importante é meio caminho andado para o êxito.. o ritual diário para faze-los comer de tudo, é importantíssimo na hora de criar, dai a necessidade de habituação aos alimentos durante o ano. Claro que não é só isto, a muda da pena é importante, se porventura os pássaros não forem bem acompanhados na muda tenho certeza que não se obtém sucesso na criação, por isso o abandono, o não alimentar a prol, enfim está tudo relacionado. Conseguir coisas bonitas não pode haver falhanços.
Muita higiene, principalmente tratando-se de aves silvestres são muito sensíveis. Nos pintassilgos as doenças desenvolvem-se rapidamente no abrir e fechar os olhos, todos sabemos que o desmame é a fase mais difícil, muitos morrem sem apresentar qualquer sintoma prévio.
As jovens aves após o desmame são muito propícias a doenças a conselho a não os ajuntar a outros pintassilgos ou crias, deixar as ninhadas separadas durante três meses, com este simples procedimento evitamos a morte prematura da ave, eu como não faço tratamentos procedo desta forma com resultados fantásticos dificilmente morre uma ave.

Edu.Matos
http://avesilvestres-edu.blogspot.com/
Manuel M.
Registado: sábado, 20/jan/2007, 20:15

O que faser

Boa Tarde

Este ano està um pouco complicado para mim.

Ontem de manha como sempre ,fui tratar dos passaros com agua , alimentação + papa, estava tudo normal.
Ao meio dia e trinta fui renuvar a papa dos passaros e qual foi o meu espanto, tenho uma cria de pintassilgo no chão morto com picadelas no cranio,retirei logo a macho, controlei o ninho e vi mais um rescem nascido.
As 18,00h fui novamente renuvar a papa e mais um morto,e tenha acabado de nascer mais um filhote,fiquei preocupado alguma coisa não estava bem,retirei da papa os PINKIES serca de 4.

Hôje de manha mais um morto e mais dois recem nascidos,dei a papa normal como de questume,ao meio dia renovei a papa e a agua às 18,00h torno a renuvar a papa e reparo que a femea de Pintassilgo dà de comer aos filhotes normalmente e depois toma o seu lugar no ninho.

Nunca tive um prublema destes,sera pur a femea ser nova ?..alguma coisa è.

Cumprimentos
Manuel Marinho
Edu Matos

Olá sr. Manuel Marinho.
Lamento profundamente o que lhe está acontecer, o mais difícil foi alcançado. Nunca me deparei com uma situação dessas, mortos com picadelas no crânio. O que acontece frequentemente com as fêmeas de ano é abandono, não alimentar as crias, excesso de calor, local não apropriado, medo da fêmea, constantes idas e voltas ao local de criação, o macho que incomoda demasiado a fêmea enfim, isto é o que acontece mais vezes não sei o que lhe dizer mais.
Comigo já aconteceu duas posturas de cinco ovos e nada ou morriam enfim, na terceira postura já tarde, fui obrigado passar os ovos para canários o problema não era meu e pude comprovar no ano seguinte fêmea alimentar como se nada fosse muito boa mãe, portanto está ver o local é o mesmo. Uma coisa posso garantir o pinkies não tem nada haver se estiverem habituados isso é meio caminho andado para o sucesso.
Cumprimentos
Edu.Matos.
Sansoni7
Registado: quinta, 11/out/2007, 11:58

Do pouco que sei arrisco-me a aventar duas razões:
Alimentação e agressão do pai.

Aconteceu-me o mesmo e também aponto estas razões.

Ao amigo Edu, um obrigado especial pela ajuda. :wink:
Imagem
Manuel M.
Registado: sábado, 20/jan/2007, 20:15

Ola a Tôdos.

Obrigados plas voças dicas.
O prublema è defacto aquilo que eu pençava ,so pode ser da femea,eu retirei o macho como precaução e no mesmo dia retirei os PINKIES a femea acabou por ficar so e matar mais duas crias.

Ontem de manha depois de ver que tenha mais um morto,dei a papa com os PINKIES e vêjo que ela tà muito agarrada ao ninho e a limentar os 2 filhotes,para mim foi falta de expreençia da femea.

Tive um Amigo de um forum e que abita em Bruxelas ,um bom criador de Pintassilgos em mutações disse que para a proxima postura devia de juntar os ovos a uma canaria,este sestema è utilisado quando iziste prublemas com as femeas de pintassilgos.

Cumprimentos
Manuel Marinho
Sansoni7

leixoes bruxelas Escreveu:Ola a Tôdos.

Obrigados plas voças dicas.
O prublema è defacto aquilo que eu pençava ,so pode ser da femea,eu retirei o macho como precaução e no mesmo dia retirei os PINKIES a femea acabou por ficar so e matar mais duas crias.

Ontem de manha depois de ver que tenha mais um morto,dei a papa com os PINKIES e vêjo que ela tà muito agarrada ao ninho e a limentar os 2 filhotes,para mim foi falta de expreençia da femea.

Tive um Amigo de um forum e que abita em Bruxelas ,um bom criador de Pintassilgos em mutações disse que para a proxima postura devia de juntar os ovos a uma canaria,este sestema è utilisado quando iziste prublemas com as femeas de pintassilgos.

Cumprimentos
Manuel Marinho
Viva
Tenho na família quem proceda desse modo e com muito bons resultados.
Também há quem se sirva das fêmeas hibridas para «amas», também com excelentes resultados.

Atenção que eu de criações percebo muito pouco...opinino com base no que leio e na experiência dos outros.

Melhor sorte para os dias que se avisinham é o que lhe desejo.
Imagem
Edu Matos

Sansoni7 Escreveu:Do pouco que sei arrisco-me a aventar duas razões:

Sansoni.
Em primeiro lugar queria felicita-lo mais uma vez por esse grandioso feito, olhe que não está ao alcance qualquer um (por enquanto) hehehehe.. E faltava-me dizer-lhe bem-vindo ao mundo fantástico dos silvestres (é maravilhoso) amigo…
Ora vamos ao que interessa, apontou duas razões alimentação e agressão do pai.
Em relação alimentação não estou haver nada porque repare hoje em dia com a Net existe muita informação e verdadeira, eu mesmo explico exactamente aquilo que faço eu e muitos mais. No meu ponto de vista é necessário ter jeito, ser-se observador dos pequenos detalhes, eu ao dizer isto refiro-me a pintassilgos sem serem criados no cativeiro são aves difíceis, eu já passei por essa fase hoje não tenho grandes problemas, uma coisa aqui outra li enfim. Agressão do pai.. agressão não acontece, algumas vezes é desfazem o ninho, partem os ovos, abandono, acontece com o calor excessivo excitação do macho, fêmeas novas, ai é fundamental observar e estar atento intervir. Eu tenho dois machos criados em minha casa terríveis, galam as fêmeas e logo de seguida tenho que separar, as fêmeas criam muito bem sozinhas, isto são as coisas que por vezes se passam comigo, se calhar haverá outros factores que desconheço.
Abraço EduMatos http://avesilvestres-edu.blogspot.com/
Sansoni7

Edu Matos Escreveu:

Sansoni.
Em primeiro lugar queria felicita-lo mais uma vez por esse grandioso feito, olhe que não está ao alcance qualquer um (por enquanto) hehehehe.. E faltava-me dizer-lhe bem-vindo ao mundo fantástico dos silvestres (é maravilhoso) amigo…
Em relação alimentação não estou haver nada porque repare hoje em dia com a Net existe muita informação e verdadeira, eu mesmo explico exactamente aquilo que faço eu e muitos mais. No meu ponto de vista é necessário ter jeito, ser-se observador dos pequenos detalhes, eu ao dizer isto refiro-me a pintassilgos sem serem criados no cativeiro são aves difíceis, eu já passei por essa fase hoje não tenho grandes problemas, uma coisa aqui outra li enfim. Agressão do pai.. agressão não acontece, algumas vezes é desfazem o ninho, partem os ovos, abandono, acontece com o calor excessivo excitação do macho, fêmeas novas, ai é fundamental observar e estar atento intervir. Eu tenho dois machos criados em minha casa terríveis, galam as fêmeas e logo de seguida tenho que separar, as fêmeas criam muito bem sozinhas, isto são as coisas que por vezes se passam comigo, se calhar haverá outros factores que desconheço.
Antes de mais, obrigado pelas felicitações.
As razões qe eu evoquei foram aquelas que penso aconteceram com a minha primeira criação pois, como deve ter visto morreram-me três crias ...aponto duas razões...ou o frio ou um suplemento «manhoso» que coloquei na gaiola.

Entretanto, relactivamente ás agreções do macho, também no forum escrevi , que tive que separar o meu pois bicava a cria já grande, de tal forma que a colocou a sangrar na zona do bico.

Agora, nas criações, como na «tropa», a experiência é um postoe nisto eu sou muito maçarico e o amigo EDU um general de 5 estrelas. :wink:
Cumprimentos e muito obrigado por ser capaz de partilhar os seus conhecimentos aqui no Forum....
Imagem
Edu Matos

Sansoni7 Escreveu:
Edu Matos Escreveu:

Sansoni.
Antes de mais, obrigado pelas felicitações.
As razões qe eu evoquei foram aquelas que penso aconteceram com a minha primeira criação pois, como deve ter visto morreram-me três crias ...aponto duas razões...ou o frio ou um suplemento «manhoso» que coloquei na gaiola.

Entretanto, relactivamente ás agreções do macho, também no forum escrevi , que tive que separar o meu pois bicava a cria já grande, de tal forma que a colocou a sangrar na zona do bico.

Agora, nas criações, como na «tropa», a experiência é um postoe nisto eu sou muito maçarico e o amigo EDU um general de 5 estrelas. :wink:
Cumprimentos e muito obrigado por ser capaz de partilhar os seus conhecimentos aqui no Forum....
Por essa não esperava general 5 estrelas. Eheheheh Não sou nada, eu sou igual a você, exatamente igual partilhamos os mesmos gostos no que diz respeito ao pintassilgo. Não se esqueça este mundo das aves é uma aprendizagem contínua, eu continuo aprender todos os dias, e para prender é necessário participar, e principalmente com as experiencias de outros enriquece-nos de sabedoria.
Um bem-haja amigo.
Edu Matos http://avesilvestres-edu.blogspot.com/

:o
Sansoni7

Mais uma ajuda

Pois bem, o pintas mais novo já come sózinho...a papa.
A ser assim, por forma a facilitar ( ??? ) a transição para as sementes, misturei algumas sementes na papa para ele se entreter.
Fiz bem ou mais valia estar quieto?

Entretanto ainda não o vi comer sementes dos comedouros...
Em resumo, qual o meu papel na transição da papa para as sementes , na alimentação do Pintassilgo?

Quando é que o posso separar da mãe para poder juntar, de novo o casal para tentar nova criação?

Obrigado a todos pela ajuda. :wink:
Imagem
Sansoni7

Mensagem

Amigo edu Matos, enviei-lhe mensagem privada aqui no forum... :wink:
Imagem
Edu Matos

Re: Mais uma ajuda

Sansoni7 Escreveu:Pois bem, o pintas mais novo já come sózinho...a papa.
A ser assim, por forma a facilitar ( ??? ) a transição para as sementes, misturei algumas sementes na papa para ele se entreter.

Em resumo, qual o meu papel na transição da papa para as sementes , na alimentação do Pintassilgo?

Quando é que o posso separar da mãe para poder juntar, de novo o casal para tentar nova criação?

César.
Criar pintassilgos é necessário ter calma sem pressas….deixar completar o ciclo reprodutivo, deixar desenrolar a criação dos filhotes com calma. Os filhotes quando começam a comer é instintivo compreende, começam a comer as papas e logo há frente as sementes, a espontaneidade instintiva é latente, portanto muita calma. Este período de desmame não é complicado, só que por vezes as pressas arruínam tudo. Você diz (Quando é que o posso separar da mãe para poder juntar, de novo o casal para tentar nova criação?) César as mais valiosas virtudes são saber esperar ter calma e muita paciência, só assim se tornará num criador de aves..
Um abraço.
Edu Matos…. http://avesilvestres-edu.blogspot.com/
Sansoni7

Re: Mais uma ajuda

Edu Matos Escreveu:
Sansoni7 Escreveu:Pois bem, o pintas mais novo já come sózinho...a papa.

César.
Criar pintassilgos é necessário ter calma sem pressas….deixar completar o ciclo reprodutivo, deixar desenrolar a criação dos filhotes com calma. Os filhotes quando começam a comer é instintivo compreende, começam a comer as papas e logo há frente as sementes, a espontaneidade instintiva é latente, portanto muita calma. Este período de desmame não é complicado, só que por vezes as pressas arruínam tudo. Você diz (Quando é que o posso separar da mãe para poder juntar, de novo o casal para tentar nova criação?) César as mais valiosas virtudes são saber esperar ter calma e muita paciência, só assim se tornará num criador de aves..
Um abraço.
Edu Matos…. http://avesilvestres-edu.blogspot.com/
Ok
Obrigado, Eduardo.
No entanto pode, PF orientar-me no «desmame»?
Fiz bem misturar sementes com a papa?

O pintas ontem já tentava descascar as sementes....creio que algumas ele conseguia.

A minha «pressa» em juntar , de novo, o macho, é por inêxperiência pois tenho receio de fazer as coisas fora de tempo.... :oops:
Imagem
Edu Matos

César o desmame acontece naturalmente, sem pressas são necessários de 27 a 30 dias. Para uns um pouco mais pra outros menos, e sempre atento confirmar se comem, um comedouro com as sementes, e outro com papa e verdura sem excessos, nesta altura o pepino faz milagres. Retirou o macho da gaiola, fez mal, bastava separar a vista se o macho alimentou a cria desde inicio de certeza que continuava alimentar a cria e de certeza que já tinha galado a fêmea para outra postura enfim são, coisas que requer alguma experiencia. Por outro lado, para se realizar outra postura verifique o estado da fêmea se está em condições, se por ventura iniciou a muda da pena repentina, ou se á desgaste na criação da cria, precisamos estar atentos a estas coisas, para não sermos apanhados de surpresa.
César se tiver duvida, vá dizendo coisas, eu estarei sempre aqui para ajudar no que for necessário, e muita calma ok.
Abraço Edu Matos.. http://avesilvestres-edu.blogspot.com/
Sansoni7

Edu Matos Escreveu:César o desmame acontece naturalmente, sem pressas são necessários de 27 a 30 dias. Para uns um pouco mais pra outros menos, e sempre atento confirmar se comem, um comedouro com as sementes, e outro com papa e verdura sem excessos, nesta altura o pepino faz milagres. Retirou o macho da gaiola, fez mal, bastava separar a vista se o macho alimentou a cria desde inicio de certeza que continuava alimentar a cria e de certeza que já tinha galado a fêmea para outra postura enfim são, coisas que requer alguma experiencia. Por outro lado, para se realizar outra postura verifique o estado da fêmea se está em condições, se por ventura iniciou a muda da pena repentina, ou se á desgaste na criação da cria, precisamos estar atentos a estas coisas, para não sermos apanhados de surpresa.
César se tiver duvida, vá dizendo coisas, eu estarei sempre aqui para ajudar no que for necessário, e muita calma ok.
Abraço Edu Matos.. http://avesilvestres-edu.blogspot.com/
Antes de mais muito obrigado.
O pai pintas foi separado porque, que eu visse nunca alimentou o filho e, por altura da separação, dava-lhe bicadas que o fizeram sangrar. No entanto continua a ver a fêmea...galar é que nada.

Relactivamente aos alimentos utilizo a metodologia que refere e vou introduzir o pepino...
Abraço e, mais uma vez, obrigado.
Imagem

Voltar para “Fringilídeos e Fauna legalizada, inc. híbridos”