pedroleitao
Registado: terça, 12/jun/2007, 21:39

Cardinalitas da Venezuela Duplas Diluidas - O grande Erro!!!

Muitos Criadores experientes, alguns criam cardinalitos à mais de 10 anos, mas tem um conhecimento muito fraco de Genética nos Cardinalitos.
Com Este tópico pretento ensinar alguns conhecimentos que muitos criadores trazem à muito tempo sem ninguem os ajudar.
Cumptos, Pedro Leitão

Criador de pintassilgos, cardinalitos, pintarroxos, canários selvagens dos açores, goulds, canários de cor, pintarroxos de queixo preto.
visitem:
http://gestbird.avespt.com/
pedroleitao

Re: Cardinalitas da Venezuela Duplas Diluidas - O grande Erro!!!

1º ponto. NÃO EXISTEM CARDINALITAS DUPLAS DILUIDAS.
pois é uma mutação dominante ligada ao sexo, como tal nao há portadores, ou seja, ou é ou não é diluido.

2º ponto, as Cardinalitas só recebem 1 Gene no cromossoma (x) pois o outro (y) nao transporta as mutações. logo só um gene poderá ser diluido e nao ter 2 genes diluidos como o macho (xx)
Cumptos, Pedro Leitão

Criador de pintassilgos, cardinalitos, pintarroxos, canários selvagens dos açores, goulds, canários de cor, pintarroxos de queixo preto.
visitem:
blue__Dragon
Registado: domingo, 12/out/2008, 17:27

pedroleitao Escreveu: 2º ponto, as Cardinalitas só recebem 1 Gene no cromossoma (x) pois o outro (y) nao transporta as mutações. logo só um gene poderá ser diluido e nao ter 2 genes diluidos como o macho (xx)
Quanto a receberem apenas 1 Gene no cromossoma não acontece apenas as cardinalitas em especifico...acontece ás fêmeas em geral.
pedroleitao

Não em geral, mas sim mesmo a todas as aves existentes.
mas só mutações ligadas ao sexo.
Cumptos, Pedro Leitão

visitem:
pedroleitao

Há Criadores que garantem ter Cardinalitas Duplas Diluidas, mas isso nao passa de falta de conhecimento.
muitos confundem com as isabeis e/ou isabeis diluidas.
Cumptos, Pedro Leitão

visitem:
maxseven
Registado: terça, 04/mar/2008, 00:04
Contacto: Sítio web

boas,
quanto ao cardinanalitos não serem portadores de diluídos, ainda lhe dou razão porque ou é diluído ou não.
agora eu criei diluídos e só tinha essa mutação nunca tive isabeis as minhas aves nao portão nada e tirei fêmeas duplas diluídas, com um macho duplo diluído x uma fêmea diluída que da 50 / 50 ou seja metade são diluídos e outra metade duplos diluídos ao qual saiu um fêmea dupla diluída.
já em livros espanhóis e outros países que andei a ler de criadores com um vasto conhecimento (penso eu :D ), falam sobre fêmeas de cardinalito duplas diluídas.
agora confesso nao percebo muito de genética, porque só sei se juntar este casal da isto.
e tem dado resultado porque confere com o que tenho tirado.
mas e só a minha opinião mas se calhar havia de pesquisar melhor as coisas.
só e pena não ter a fêmea em minha pose por vendi todos os cardinalitos para criar exóticos.
fotos só tenho as dos livros que posso-o.
cpm
Última edição por maxseven em terça, 21/set/2010, 00:42, editado 1 vez no total.
um abraço

Este e o meu blog
http://avesdoquimze.blogspot.com
maxseven

e outra coisa ao contrario, que muitas pessoas pensam, a genética dos canários não se aplica aos cardinalitos são dois mundos completamente diferentes. :D
um abraço

Este e o meu blog
maxseven

quanto a confundir uma dupla diluída, com uma Isabel, aí isso confundem, mas é quando um criador, um daqueles artistas que apanha um criador que percebe menos de mutações, e vende uma dupla diluída por Isabel, sendo a dupla diluída de menor valor, mas cair todos caímos, há mutações que só o criador sabe o que tem, as vezes nem ele sabe o que tem, por andar a misturar todas as mutações e entao quando mete diluídos com outras mutações seja qual for a mutação ainda e mais dificil de dizer qual a mutaçao. :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :cry: :cry:
um abraço

Este e o meu blog
pedroleitao

Maxseven, era aqui que eu queria chegar, ao GRANDE ERRO que voçês cometem.
eu afirmo NÃO exsitem duplas diluidas.
o que te saiu foi um isabel diluida, e porquê????

porque o macho é portador de isabel. portanto 50% das femeas são isabeis.
se os dois são diluidos (simples) 50% das femeas são diluidas
resultado das femeas:
25% Diluidas,
25% isabeis Diluidas,
25% Classicas,
25% Isabeis.

o caso em que tu afirmas serem os teus passaros....
se o macho duplo diluido e femea diluida 100% das femeas são diluidas
resultado das femeas:
50% Diluidas,
50% isabeis Diluidas,

a Isto acrescento que estou a falar da percentagem apenas das femeas que nascem pois contando com os machos, o resultado da percentagem das femeas tem de ser dividido por 2.
Ex: irão sair dos filhotes 12,5% femeas isabeis (isto é uma em cada 8 crias) no 1º caso.

O mais bizarro é que nem isto está exactamente correcto, pois existe uma percentagem de castanhos e de agatas....
mas se quiserem aprofundo mais o topico e explico como desse casal poderão sair os castanhos e /ou os agatas.
Cumptos, Pedro Leitão

visitem:
Pedro121
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46

Boas

Só uma pergunta, se a mutação é efectivamente ligada ao sexo e dominante os três genotipos possíveis serão iguais, ou seja as Fêmeas diluídas e os machos homozigoticos e heterezigoticos serão obrigatoriamente iguais(não interessa a espécie em causa, a genética é igual para todos, o que muda são os nomes que damos aos genes mas os mecanismos são iguais para todos). Se o não são, é porque a mutação não é dominante. E neste caso aparentemente temos dois machos diferentes, ou seja os “duplos” diluídos são diferentes dos diluídos, certo?
Pedro Ramalho
AvilandiaPT
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26

Boas,

As mutações ligadas ao sexo (não recessivas) levantam sempre este problema em várias espécies. Como o Pedro disse, a genética é igual, as regras iguais, só mudam os nomes.
O primeiro problema é dar-se o mesmo nome a mutações parecidas mas com bases diferentes. Nos canários (fringilideos e serinus em geral) isso é muito comum e um grande problema.
O segundo problema é não se considerar que algumas variedades não podem ser trabalhadas como mutações simples, pois envolvem várias mutações (grande problema nos canários e afins...).
O terceiro problema é confundir processos de genética aditiva (ou co-dominancia ou dominancia incompleta o que quiserem, com dominancia simples).

Como não conheço a situação em particular dos cardinalitos ocorre-me ainda uma outra questão: estes factores são independentes? É que é muito comum existir ligação factorial entre alguns deles e nesse caso a separação não é 50/50 o que também pode alterar muito os resultados esperados pela segregação independente. Para mais quando surgiu a questão do surgimento simultâneo de isabeis, ágatas e castanhos, é possível que existam factores ligados.

Cumprimentos,
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
pedroleitao

Oi Ricardo, é melhor falares numa linguagem tecnica mais simples, pois senão poucas pessoas acompanham o topico a medida que ele se torna muito tecnico.
Ninguem que me leve a mal, mas o objectivo é sempre tentar explicar para o criador que tem menos conhecimentos possiveis.
Eu ainda nao tenho absoluta certeza da mutacao diluida ser ligada ao sexo porque vi no site do hugo s'antana que ele indica ser o diluido autossomatico dominante, daí o possivel aparecimento de sim as femeas duplas diluidas e sim é um factor co-dominante.
mas tambem ja ouvi falar de ser dominante ligado ao sexo e dai a impossibilidade de cardinalitas duplas diluidas.
Alguem que saiba com certeza absoluta e que indique aqui no site se realmente são ligados ao sexo os diluidos.
uma pessoa indicada seria o Miguel Isidoro, pois de certeza que saberá como esta mutação é transmitida, eu não sei por experiencia, porque só tive uma vez um cardinalito diluido.
Cumptos, Pedro Leitão

visitem:
pedroleitao

Ricardo, Relativamente as mutacoes isabeis, castanha, agatas, classico etc.
Tal como de certeza que sabes mas muitos nao o sabem.
a isabel não passa da combinação de 2 mutacoes recessivas ligadas ao sexo a castanha e a agata no mesmo individuo.
o macho portador de isabel por vezes transmite a cada filhote 1, 2 ou nenhuma das mutacoes.

teremos o possivel surgimento de...

femeas castanhas, caso transmita a mutacao castanha à filha,
femeas agatas, caso receba apenas a agata,
femeas isabeis, caso receba a agata e a castanha,
classica caso nao receba nenhuma das mutacoes.

Acrescento que com um macho diluido portador de isabel e portador de topazio, poderemos originar no plantel quase todas as mutacoes existentes no cardinalito.
Cumptos, Pedro Leitão

visitem:
AvilandiaPT
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26

Olá Pedro,

Não quero "confundir" ninguém, mas alguns termos é complicado simplificar.
Quando se fala de genética na maioria dos casos ficamos pela genética mendeliana. Que é simples demais, até para questões aparentemente tão simples como a co-dominancia, as coisas nem sempre são tão 1+2=2 como o homem dizia...

O problema é que em muitos casos, por vários motivos, consideramos as mutações como uma determinada forma de transmissão quando não o são. Isso significa que muitas vezes se segue o "engano" em cadeia, sem qualquer mal, porque muitos criadores não sabem e não podem verificar. Ou porque não têm puros, ou porque as aves mutadas também elas não são puras e têm mais qualquer coisa escondida o que baralha as contas.
Sim, eu sei que os factores isabel, agata, castanho e topazio são casos de ligação factorial, algo que muitas vezes é ignorado e não se tem em conta. E depois fica tudo muito espantado quando lá no meio em vez de sair 100% saiem 1-2% de coisas diferentes... A conclusão tipica é que "era portador de X" mas nem sempre esse termo é bem aplicado.
Agora se me perguntarem qual o valor dessa relação e quando o valor da separação, não faço ideia!! Aliás duvido que a grande maioria saiba ou mesmo que tenha sido calculado.
Como referiste o assunto nos cardinalitos foi por isso que chamei a atenção, é possível que sendo factores ligados ao sexo estejam ligados o que muda bastante a forma de fazer as contas. Na prática, sem saber o valor de ligação das duas uma, ou são tão próximos que na prática raramente se separam (e dai serem trabalhados como uma mutação única - como estou convencido ser o caso nos canários), ou estão tão longe que na prática se comportam como independentes (e de vez em quando dão uma coisa estranha e inesperada!)

Penso que o Miguel é bem capaz de ter uma ideia mais próxima do que acontece. Seria interessante saber o que ele acha para ver se pelo menos chegamos a alguma conclusão.
Já agora, em relação ao ser co-dominante, tudo bem, saberás melhor que eu de certeza, mas chamei a atenção porque aquilo a que se chama co-dominante pode não ser (tecnicamente), na maioria dos casos é uma forma de dominância incompleta ou aditiva.

Dominancia: AA, Aa = A
Co-dominancia: A+B= A e B
Dominancia Incompleta: A+B= meio termo entre A e B
Dominância aditiva: Aa= A ; AA= (muito)A

Cumprimentos,
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
Spinus
Registado: sexta, 06/ago/2010, 21:04

Boa noite,

Sr. Pedro Leitão,

Desculpe contradizê-lo frontalmente mas, a mutação diluida NÃO É LIGADA AO SEXO!!!!

A mutação diluida é AUTOSSÓMICA!

A forma mais simples de o provar é com dois cruzamentos (já realizados por mim, não é de "ouvir dizer"):

Macho cardinalito clássico x cardinalita dupla diluida = 100% crias, dos dois sexos, diluidas
Macho duplo diluido x clássica = 100% crias, dos dois sexos, diluidas

Daí o grande erro mas... da sua parte.

Eu ainda nao tenho absoluta certeza da mutacao diluida ser ligada ao sexo porque vi no site do hugo s'antana que ele indica ser o diluido autossomatico dominante, daí o possivel aparecimento de sim as femeas duplas diluidas e sim é um factor co-dominante.
mas tambem ja ouvi falar de ser dominante ligado ao sexo e dai a impossibilidade de cardinalitas duplas diluidas.
Dominante ligada ao sexo tem a ver com o facto de mutações ligadas ao sexo poderem dominar ou ser dominadas por outras também ligadas ao sexo (ex: ágata e satiné). É nesse sentido que a expressão é usada. Usá-la para o diluido é errado.
Tão simples quanto isso. Nada tem a ver com o diluido.

A mutação diluida em qualquer "Spinus" e agora até no jaspe é autossómica dominante.
Só uma pergunta, se a mutação é efectivamente ligada ao sexo e dominante os três genotipos possíveis serão iguais, ou seja as Fêmeas diluídas e os machos homozigoticos e heterezigoticos serão obrigatoriamente iguais
Confuso! A mutação não é ligada ao sexo. As fêmeas hetreozigóticas apresentam as mesmas caracteristicas que os machos heterozigóticos; as fêmeas homozigóticas (duplas diluidas) apresentam as mesmas caracteristicas que os machos homozigóticos. O facto de a mutação ser dominante não quer de forma alguma dizer que os homozigóticos são idênticos aos heterozigóticos.
Se o não são, é porque a mutação não é dominante. E neste caso aparentemente temos dois machos diferentes, ou seja os “duplos” diluídos são diferentes dos diluídos, certo?
É exactamente como nos canários brancos dominante e de poupa so que um duplo diluido é um diluido homozigótico (nos canários apenas temos brancos dominantes e de poupa heterozigóticos já que os homozigóticos morrem antes de nascer...ao que parece! No caso da mutação diluida presente em "dose dupla" ou de forma homozigótica não é letal)

Bem, para não ser maçador e porque se trata de um assunto mais do assente em termos mundiais, deixo un link onde se podem ver claramente as diferenças entre fêmeas diluidas, duplas diluidas, isabeis e isabeis diluidas.

http://www.cardinalinodelvenezuela.com/ ... gina_1.htm

Cumps.

Voltar para “Fringilídeos e Fauna legalizada, inc. híbridos”